"Hello, Darkness, My Old Friend".

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Café.

Bandeira tem uns versos ("Poema só para Jaime Ovalle") que contam como o poeta despertou em uma manhã escura, embora o dia já fosse alto (como diria minha mãe). Chovia uma daquelas chuvinhas inquietantes, "triste chuva de resignação", assim definiu ele mesmo.
Não, hoje, quando me levantei, não estava chovendo. Mas Ricardo já havia saído, a manhã já estava adiantada, e eu bebi o café que eu mesma preparei - exatamente como o poeta. Adoro acordar e fazer isso, sou fã de Bandeira e a nostalgia depois do café me faz pensar que, talvez, também ele tenha se sentido assim quando da composição desses versos. É pena que, agora, com as preocupações infalíveis trazidas pelo PREX, eu tenha tão poucos desses momentos.
A seguir, brindo-vos com a transcrição do poema inteiro:


"Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...
- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei".




Manuel, Manuel... Será esse mesmo o nome?

Nenhum comentário:

Postar um comentário